Crítica Nº 146: Illustrarte Design



O primeiro blog que estou avaliando aqui no Star é o Illustrarte Design, que tem como objetivo oferecer layouts estilo fansite para blogger. O blog foi fundado pela Letícia Persi no primeiro dia de Junho deste ano, possuindo um pouco mais de quatro meses. A Letícia se encontra sozinha na liderança e as vagas estão fechadas. O ID é um blog que em minha opinião, merece muito reconhecimento devido aos ótimos trabalhos da Letícia, entretanto os números que encontramos não são tão bons. Como já citei, o blog está online há mais de quatro meses e possui nesse exato momento, sessenta e nove seguidores; onze mil trezentos e sessenta e cinco visualizações, e exatamente dezenove blogs na afiliação. Tenho que ser sincera ao dizer que esses números poderiam ser um pouco melhores, Letícia. Entretanto vamos logo para o resto da crítica!



Layout

O quesito que estarei avaliando agora é o layout, design, do blog. A Letícia utilizou somente quatro cores: branco, preto, vermelho e variados tons de cinza (todas as fotos possuem efeito B&W). A montagem da header está simples, contendo inúmeras fotos da atriz Emma Roberts, sendo que todas estão com efeito preto e branco. Sobre um retângulo branco, encontramos o nome do blog em uma fonte simples e duas cores (preto e vermelho), e um sub-título. O menu animado do blog está logo abaixo sobre uma faixa branca, contendo logo ao lado uma barra de pesquisa. Devo dizer que mesmo o layout sendo algo simples, ele me agradou, pois sendo para um blog que oferece layouts para fan-sites, ele faz ao nome, trazendo um trabalho simples, mas encantador. Como todas as outras vezes, tenho somente que me sentar e admirar o trabalho feito pela Letícia.

Nota final: 2,5 (sendo que o máximo é 2,5)

Páginas

O ID contém exatamente sete páginas, sendo: Home, Portfolio, Regras, Encomende, Cronograma, Extras e Contato. Devo dizer que a organização das páginas está impecável (principalmente a Extras) e eu nem encontrei algum erro de português. Vale lembrar o quão bom é isso, já que a imagem que o blog passa inicialmente para o cliente já é boa.
- Ao ir a algumas páginas, podemos encontrar links para sermos direcionados à outras, como a de Packs ou para conhecer melhor a dona do blog.

Nota final: 2,5 (sendo que o máximo é 2,5)

Widgets

O blog contém exatamente oito widgets, o que é um número bom, não chegando a ser pouco ou muito.
Primeiramente encontramos o Status, que possui algumas informações úteis. Entretanto algo que chamou minha atenção foi o fato de que no status é dito que a sigla do blog é IA. Eu fiquei um tanto que confusa já que se formos pelo nome do blog, a sigla seria ID (até que chamei assim algumas vezes ao longo da crítica...), então eu não sei se foi algum erro de digitação ou se você prefere mesmo que seja IA, mas realmente seria melhor se fosse ID (mesmo que isso também seja algo como nome de usuário). Logo em seguida encontramos o widget de Seguidores, e como eu já disse, o blog possui até esse momento sessenta e nove seguidores, o que infelizmente, poderia ser um número maior. No ChatBox, é visível a presença de bastante gente interessada nos trabalhos da Letícia e a troca de publicidade, o que é algo bom. Eu também já citei logo no começo sobre os Afiliados, o número poderia ser melhor, sério. E acho que com um pouquinho de entusiasmo, você consegue. Não tenho nada a dizer sobre o Link-Me e Views. Na Publicidade encontramos os blogs separados por categorias (Entrevistas, Críticas), o que já é algo que mostra organização. Pelas minhas contas eu cheguei à dezessete blogs, um número bom (mesmo que pudesse ser melhor). No Disclaimer encontramos algumas informações do objetivo do blog, plágio, como também links de sites que ajudaram a Letícia, e cá entre nós, foi super legal você creditá-los.
- Estarei descontando nesse tópico décimos pela publicidade e afiliados, como eu já disse.

Nota final: 2,2 (sendo que o máximo é 2,5)

Posts (planejamento, coerência)

Eu sempre aproveito esse tópico para observar bem o português dos blogueiros, a organização dos posts e tudo mais. E devo dizer que a Letícia acaba falando de maneira informal, mas sem causar estragos ao português, o que é realmente bom. Entretanto devo dizer que senti falta de ilustrações em algumas postagens. Quando é um aviso sobre um layout, encontramos a header no começo do post (percebi isso em vários posts assim, o que é bom), mas nos posts mais recentes senti falta de ilustrações no começo da postagem, como por exemplo no post fixo e no aviso de que foi entrevistada. Recomendo que conserte isso.

Nota final: 2,4 (sendo que o máximo é 2,5)

Olá Letícia! Bem, eu realmente espero que não tenha se ofendido com alguma coisa que escrevi durante a crítica, e que entenda que eu realmente só quero ajudar, e de qualquer maneira, sua nota não foi baixa! O Illustrarte Design tirou um 9,6!
Eu, Maria, agradeço por ter tido a chance de criticar um blog como o seu, que admiro, e espero realmente que tenha gostado assim como eu!

Você ganhou o selo abaixo:



Um comentário:

  1. Obrigada! Amei ser criticada pelo SC! O blog é IA, porque no começo ele se chamava somente Illustrarte, e aí a sigla pegou e eu deixei ela assim rs. E sobre base de post, admito que tenho muuuuuita preguiça de ficar criando as imagens, mas vou melhorar nisso. Quanto a publicidade e afiliados, não tenho muito tempo de ficar pedindo afiliação, minha vida tá bem corrida, as vezes mal consigo abrir o notebook, mas vou tentar. Postarei a crítica agora :)

    ResponderExcluir